Ultrassonografia

A Ultrassonografia é uma ferramenta de diagnóstico não invasiva e indolor, utilizada para avaliação de órgãos internos do paciente e suas possíveis alterações. Inicialmente utilizada, principalmente, para o diagnóstico de gestação, o ultrassom atualmente tem se tornado um meio de diagnóstico cada vez mais importante na clínica de pequenos animais e tem se afirmado por ser um meio rápido, seguro, de baixo custo e que fornece informações complementares ao exame clínico e laboratorial.
Mais recentemente, foram introduzidos a tecnologia digital que conferiu uma resolução ainda maior às imagens e o recurso Doppler permitiu a avaliação hemodinâmica dos tecidos.
Seu uso é bastante amplo: Ecocardiografia, ultrassom ocular, articular, abdominal, gestacional, partes moles, cervical, torácica e para guiar biópsias e/ou citologias.
Sugere-se como preparo do paciente:
– Jejum alimentar de 8 horas, visando esvaziar o trato gastrointestinal e diminuir a produção de gases, já que os mesmos são uma barreira para o ultrassom e prejudicam a qualidade das imagens. Principalmente para pesquisa de ovário(s) remanescente(s) e adrenais;

– Evitar a micção espontânea ( urinar), se possível, por cerca de 2 horas antes do exame, para a avaliação da bexiga urinária e facilitar o estudo de estruturas abdominais caudais como útero ou próstata, testículos ectópicos e linfonodos;

– Fornecer água à vontade.