O frio e o nossos bichinhos

26 Maio O frio e o nossos bichinhos

Nas estações Outono e Inverno o clima frio traz algumas preocupações para os tutores de cães e gatos. Para esclarecer dúvidas frequentes preparamos um material sobre as doenças mais comuns nessa época do ano e como preveni-las.

A gripe canina é causada por um vírus do gênero Influenza, mas, apesar da semelhança com a gripe dos humanos, esses agentes atacam somente os cães. Os sinais apresentados são espirros, secreção nasal, perda de apetite e sonolência e a contaminação acontece através do contato com um cão doente ou através de bebedouros, comedouros, brinquedos ou outros objetos compartilhados. A melhor forma de prevenir a gripe canina é evitar locais de risco, ou seja, com aglomerações de animais, pois no Brasil não existe vacina contra essa doença.

No caso dos gatos a Rinotraqueíte, também chamada de Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF), é uma doença provocada por um herpes vírus que causa secreção no nasal e ocular, espirros, sonolência e falta de apetite. Os gatos podem se contaminar pelo contato direto com secreções ou objetos de outro felino infectado. Atualmente evitar locais com aglomeração de animais e a vacinação são as formas de prevenção da Rinotraqueíte Felina.

Os cães também podem contrair a Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina (TIC), que é causada por bactérias e vírus, provocando principalmente tosse, mas também secreção nasal e vômitos. Os cães se contaminam pelo contato direto com secreções ou objetos compartilhados com outro cão infectado e as formas de prevenção são evitar aglomerações de animais e a vacinação.

Se o seu bichinho apresentar algum destes sintomas, lembre, estamos aqui pelos animais. Marque uma consulta.